sábado, 27 de fevereiro de 2010

Lembranças é vida!

"Feliz é o destino da inocente vestal. Esquecendo o mundo e sendo por ele esquecida. Brilho eterno de uma mente sem lembranças. Toda prece é ouvida, toda graça se alcança"

Esse trecho é de Alexander Pope, falado no filme Brilho eterno de uma mente sem lembranças. Enquanto eu assistia esse filme, com dor, extremamente sensível e chorando até pelo mosquito morto pela minha cachorra, fui me dando conta de uma coisa que todos nós sabemos e esquecemos constantemente: a importância de se ter memórias e saber viver com elas.
É claro que nem todas essas lembranças nós trazem um sorriso no rosto. São tantas as que nós fazem chorar que seria impossível olhar para trás apenas feliz com tudo o que já se passou. De certa forma o filme nos mostra o que desejamos nessas horas de tristeza, apagar tudo o que já se passou, como se nada daquilo tivesse realmente acontecido.
Vemos então Joel, interpretado pelo meu querido Jim Carrey, perceber no meio do tratamento para esquecer Clementine, Kate Winslet, que ele não queria de fato esquecê-la. Ele começa então tentar fugir para outras memórias de sua vida, para escondê-la lá e nunca poder esquece-la.
De fato, por mais que queremos esquecer alguém, pare um pouco e pense. Como seria sua vida se aquela pessoa não tivesse passado por ela? Por mais doloroso que tenha sido. De alguma forma tenho certeza de que ela mudou o rumo de sua historia e isso não pode ser esquecido jamais.
Dois anos atrás, nessa mesma época, eu estava no meio de um namoro. Namoro esse que hoje percebo que foi apenas faz-de-conta. Nunca teve de fato um relacionamento verdadeiro. Era mais sentimental. Não nós conhecíamos de fato, nus de alma. Nosso termino ainda sim foi algo que mudou para sempre minha vida. Durante longos meses quis voltar no tempo. Mudar tudo o que tinha se passado. Nunca ter conhecido. Nunca ter me envolvido. Hoje porem vejo como eu cresci depois daquilo. Como me tornei mais eu e menos o que eles querem ver.
Fato é que não se pode, não se deve, mudar no passado. Ele é tão precioso quanto o presente que um dia irá virar seu passado também. Erros não existem, todos os nossos movimentos são acertos. Se não parecer assim agora lá para frente encontraremos uma explicação.
"Suas lembranças é o seu único espelho verdadeiro. São elas que lhe mostram como você era e o que você se tornou. São elas que he mostram as pessoas importantes que passaram em sua vida, assim como aquelas que não fizeram nada de bom e ainda sim te marcaram. Nenhuma das pessoas que passou em sua vida, passou por acaso. Não acredito em coincidências, acredito na vida e na união que as pessoas fazem durante essa longa e maluca viagem"

Nenhum comentário:

Postar um comentário